domingo, 15 de maio de 2011

Prefeitura de Anápolis e Sesi realizam Ação Global na Vila Jaiara





Emissão de segunda via de documentos, saúde preventiva, orientação jurídica, cadastramento para empregos, casamento comunitário, recreação para crianças e corte de cabelo são alguns dos serviços oferecidos durante o programa Ação Global que acontece na unidade do SESI da Vila Jaiara, neste sábado, dia 14 de maio.

Trata-se de uma parceria firmada entre o Serviço Social da Indústria (Sesi-GO) e a Prefeitura de Anápolis, com o objetivo de contribuir com a inclusão social e o resgate da cidadania.

Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Mozart Soares, todas as secretarias da Prefeitura de Anápolis estarão envolvidas na ação. “A Prefeitura é a principal parceira. Vamos levar todos os programas de cada pasta, ações de saúde com atendimento médico, Escola Vida e dos parceiros que nos ajudam com o programa Anápolis Acredita, como Banco do Povo, Sebrae, Acia e Facieg”, diz.

A Prefeitura de Anápolis ainda participa prestando atendimentos na área da saúde com a realização de atividades voltadas para o atendimento da comunidade. Estão programadas consultas médicas, de odontologia, vacinas e teste de glicemia. O Centro de Zoonoses também estará atendendo cães e gatos, além da adoção de animais.

O evento terá a participação efetiva da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura. Serão feitas doações de plantas e árvores nativas da região, orientação sobre o meio ambiente e ações de conscientização voltada para o tema de reciclagem.

Haverá ainda a realização de oficinas de trabalhos manuais e artesanato que serão coordenados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. A Secretaria Municipal de Cultura também promoverá a apresentação de artistas. A Companhia Municipal de Trânsito e Transportes (CMTT) irá desenvolver ações de educação para o trânsito.

Mozart Soares lembra ainda que serão realizados atendimentos do Ministério Público e Poder Judiciário. “Todas essas atividades vão solucionar o problema de muitas famílias carentes do município”, explica.

A expectativa para esta edição do Ação Global é de que sejam atendidas cerca de 60 mil pessoas. De acordo com o superintendente do Sesi, Paulo Vargas, todos os serviços oferecidos são gratuitos e vão beneficiar de forma direta os moradores daquela região e de outras localidades de Anápolis. “A ação é importante, principalmente, para a comunidade carente que não tem acesso a esses serviços”, conclui.

Dentro das ações do evento haverá a emissão de CPF, informações sobre o PIS e seguro desemprego. Títulos eleitorais, Carteira de Trabalho e identidade estão entre os documentos que poderão ser emitidos durante a Ação Global. Segundo a organização, ainda terá a doação de cadeira de rodas, enxoval para gestantes, fralda geriátricas, muletas e bengalas.

Casamento Comunitário

Uma das atrações do Ação Global é o casamento comunitário que acontece às 15h30. Cerca de 400 casais de baixa renda terão direito a uma cerimônia de casamento civil, principalmente, os que constituíram família há muito tempo e ainda não regularizaram sua união.

Trabalho Missionário
O Clube de Desbravadores Persa realizou trabalho missionário, distribuindo folhetos ao final do casamento comunitário, entregando convites para os noivos e convidando-os a trazerem seus filhos para conhecer e fazer parte do Clube, que é uma atividade a nível mundial que trabalho com o desenvolvimento físico, mental e espiritual de crianças de 10 a 15 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário